Gostou do artigo? Compartilhe!

Anticoncepcional e Aumento de Peso

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O estudo publicado em 2013 no “American Journal of Obstetrics e Gynecology” (Am J Obstet Gynecol 2013;208:48.e1-8) evidenciou que a sensação subjetiva de aumento de peso está associado com insatisfação e descontinuação dos métodos anticoncepcionais.

Neste estudo, o acetato de medroxiprogesterona e o implante de etonogestrel foram os métodos que mais se associaram ao aumento de peso.

No entanto, nota-se no gráfico que todos os métodos foram associados pelas suas usuárias ao aumento de peso, inclusive o Dispositivo Intra-Uterino de Cobre (DIU de Cobre), método não hormonal.  

O único método comprovadamente associado com aumento de peso é o acetato de medroxiprogesterona de depósito. Todos os outros métodos aumentam o peso de forma comparável ao DIU de Cobre.

Possivelmente, este aumento de peso referido pelas usuárias de anticoncepcional está mais associado com o avançar da idade, com o estilo de vida, com a falta de atividade física e com dietas hipercalóricas, ricas em gordura e carboidratos do que com o uso do método anticoncepcional. Não da para culpar a “retenção hídrica ou o edema” pelo aumento do peso.

Autor

Dr Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Dr Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Ginecologista e Obstetra

Especialização em Titulo de Especialista em Ginecologia E Obstetrícia no(a) FEBRASGO.