Gostou do artigo? Compartilhe!

Falha dos Métodos Anticoncepcionais

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

 

Existe a grande dúvida: posso engravidar com o método anticoncepcional que escolhi?

Sim, você pode. A taxa de falha varia com o método escolhido.

Existe o uso ideal ou uso perfeito do método onde ele é usado todo o dia sempre no mesmo horário ou sempre no dia em que ele deve ser usado.

No entanto, na prática temos os uso típico ou uso rotineiro em que paciente esquece uma tomada da pílula ou varia o horário da tomada da pílula; ou não toma o anticoncepcional injetável no dia em que deveria tomar.

Por exemplo, a pílula no uso ideal ou perfeito tem uma taxa de falha de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano. Já a mesma pílula no uso típico ou rotineiro pode ter uma taxa de falha de 90 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano.

Observe na tabela abaixo, que a taxa de falha não varia entre o uso ideal e o uso típico nas pacientes que utilizam métodos de longa duração como Sistema Intra-Uterino de Levonorgestrel – Mirena (Veja Post Sobre Dispositivo Intra-Uterino) e o Implante de Etonogestrel – Implanon (Veja Post Sobre Implante). Isso acontece porque a ação desses métodos independe da paciente tomar um comprimido ou injeção. Mas mesmo assim tem uma taxa de falha!

Então compensa optar pelo método definitivo, a laqueadura tubárea? Até mesmo a laqueadura tem um risco de falha de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano.

A taxa de falha, os esquecimentos e a comodidade do uso, fez com que os métodos contraceptivos de longa duração e reversíveis (LARC- Long-Acting Reversible Contraception) ganhassem a preferências das mulheres. Entre os LARCs temos o Dispositivo Intra-Uterino de Cobre (DIU de Cobre), Sistema Intra-Uterino de Levonorgestrel (Mirena) e o Implante de Etonogestrel  (Implanon). Esses são os métodos de escolha para as adolescentes segundo a Organização Mundial de Saude.

 

Autor

Dr Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Dr Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Ginecologista e Obstetra

Especialização em Titulo de Especialista em Ginecologia E Obstetrícia no(a) FEBRASGO.