Gostou do artigo? Compartilhe!

Coletor Menstrual

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Culturalmente, o absorvente externo é o mais utilizado pelas mulheres, mais fácil de ser comprado e com menos tabus associado ao seu uso. No entanto, cada vez mais as mulheres estão se tornando adeptas do coletor menstrual ou copo menstrual.

O coletor menstrual é um copinho de silicone maleável, hipoalérgico e antibacteriano, ajustável ao corpo e que coleta o sangue da menstruação. Por ser maleável, a inserção é facilitada, não machuca a vagina e a sua presença não leva a nenhum incomodo.  Enquanto o absorvente interno é inserido ao fundo do canal vaginal, o coletor fica na entrada da vagina. 

O tamanho pode variar conforme do fluxo menstrual (leve, normal e intenso). A maior parte das marcas vende dois tamanhos: para mulheres que não tiveram filhos e para mulheres que tem filhos.  

Este método de controle menstrual vem ganhando força nas mulheres que apresentam incomodo ou reações alérgicas ao absorvente externo ou que sentem desconforto com a inserção e presença do absorvente interno.

Não existem contra-indicações absolutas, mas, de preferência, não deve ser utilizado em mulheres que nunca tiveram relações pelo risco de ruptura himenal e não deve ser usado na mulher no pós-parto.

O coletor colocado corretamente não corre risco de vazamento. A mulher que tem um fluxo aumentado deve ser orientada ao esvaziamento mais freqüente do copo menstrual.

No Brasil, os coletores custam de R$ 30,00 e R$ 100,00 e são vendidos em farmácias e pela internet. Além do conforto, é um método reutilizável, higiênico, econômico e sustentável. Apesar de ser um método que está ganhando espaço entre as mulheres na atualidade, o seu uso é datado desde a década de 30.


COMO É COLOCADO?

 

Como é feito de silicone, o coletor é facilmente dobrável. Após dobrá-lo, ele é inserido na vagina devendo ficar próximo a entrada da vaginal e não deve ser empurrado até o fundo da vaginal como absorvente interno. A haste deve ficar para fora da vagina, mas sem incomodar.

Quando é colocado corretamente, o copo menstrual não deve ficar incomodando. Ele vai se abrir dentro da vagina provocando um barulho discreto. Ele deve ser rodado discretamente dentro da vagina garantindo a sua abertura completa, garantindo que ele não machucará a vagina e que ficará bem acomodado. Pode passar o dedo em volta do coletor garantindo que ele está bem acomodado.

 

QUANTO TEMPO PODE PERMANECER NA VAGINA?

 

Ele deve ficar no canal vaginal até 8 horas, não podendo ultrapassar 12 horas. Nas mulheres que apresentam fluxo menstrual mais intenso, o coletor deve ser esvaziado em um período mais curto.

 

DEVE SER TROCADO EM CADA CICLO MENSTRUAL?

 

Não. É um método reutilizável e se higienizado de forma correta pode durar de cinco a dez anos. 

COMO DEVE SER A HIGIENIZAÇÃO?


Deve ser higienizado com água fria e sabão neutro a cada vez que for retirado e esvaziado. Essa higienização pode ser realizada durante o banho e deve ser secado com papel higiênico. A cada ciclo, deve ser higienizado com água quente, água oxigenada, água de cloro ou hipoclorito de sódio.

É normal o coletor apresentar algumas manchas com o tempo de uso. Essas manchas podem ser retiradas com bicarbonato de sódio ou água oxigenada.

O uso de substâncias químicas para higienização exige uma lavagem exaustiva para que essas substâncias não provoquem irritação na vagina.

O COLETOR FAVORECE INFECÇÕES?

 
Se trocado a cada 8 horas e se higienizado adequadamente não aumenta a chance de infecção. Não aumenta a incidência de candidiase vaginal, não altera o Ph da vagina e não altera a lubrificação.

 

PODE TER RELAÇÃO COM O COLETOR? ELE FUNCIONA COMO MÉTODO DE ANTICONCEPÇÃO? 

 

O coletor fica na entrada da vagina e impossibilita a relação. Nunca deverá ser utilizado como método contraceptivo.

 

O COLETOR ATRAPALHA AO URINAR?

 

Não. Qualquer incomodo ao urinar significa que ele está mal-posicionado. Não aumenta a incidência de infecção urinária.

PROVOCA ODOR COMO O OBSERVADO COM O ABSORVENTE?

 

Não. Como não entra em contato com o meio externo e com o oxigênio, está associado com menos odor menstrual. 

PODE REALIZAR ATIVIDADES FÍSICAS?

 

Sim. As atividades físicas intensas podem provocar vazamentos. Faça atividades de menor impacto.

QUAL O TAMANHO DO COLETOR?


O tamanho é entre 7cm e 8cm. O tamanho do copo varia conforme o fluxo menstrual e se a paciente teve filhos ou não. A haste pode ser cortada conforme tamanho do canal vaginal da paciente e é utilizada para retirar o copo vaginal.

PODE DORMIR COM O COPO?

 

Sim. 

PODE EMPRESTAR O COPO COLETOR PARA A AMIGA?


Não. É de uso pessoal, intransferível e o uso por outras pessoas pode aumentar a chance de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

 

COMO DEVE SER A RETIRADA?

 

Para retirá-lo, insira um dedo entre o coletor e a vagina para desfazer o vácuo. Depois puxe a haste do coletor e esvazie. A retirada pode ser feita no vaso sanitário ou de forma agachada. Após a higienização ele pode ser introduzido novamente.

Autor

Dr Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Dr Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Ginecologista e Obstetra

Especialização em Titulo de Especialista em Ginecologia E Obstetrícia no(a) FEBRASGO.