Gostou do artigo? Compartilhe!

Slings: a cirurgia para incontinência urinária!

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A incontinência urinária aos esforços se caracteriza pela perda involuntária de urina que ocorre durante manobras de esforço, como tossir, espirrar, dar gargalhadas, levantar peso, correr, levantar da cama. Quando a incontinência urinária aos esforços atrapalha a qualidade de vida, ela requer tratamento. (Vide Post sobre Incontinência Urinária)

Aproximadamente 30 a 50% das mulheres no climatério, após os 40 anos, terão alguma perda urinária. A grande parte, 80%, não terá prejuízo social e higiênico e não necessitarão de qualquer tratamento.

O tratamento inicial da incontinência urinária aos esforços não é cirúrgico e sim clínico ou conservador. As pacientes obesas deverão ser orientadas a controle e perda de peso; deve-se orientar a reeducação miccional evitando a retenção urinária voluntária; deve-se orientar a micção em horários programados. Além dessas mudanças de estilo de vida, a paciente deverá ser encaminhada para a fisioterapia de reabilitação da musculatura do assoalho pélvico (cinesioterapia, exercícios de Kegel, biofeedback). Esses exercícios deverão ser replicados no ambiente domiciliar, garantindo a eficácia do tratamento.

Na falha do tratamento clínico, a cirurgia poderá ser considerada. Todas as pacientes com indicação cirúrgica, deverão ser submetidas ao Estudo Urodinâmico (Vide Post sobre Estudo Urodinâmico) quando será verificado as disfunções miccionais da paciente.

A cirurgia mais utilizada em todo o mundo é o Sling. Essa cirurgia minimamente invasiva consiste na colocação de uma faixa de tecido autólogo (tecido da própria paciente) ou sintético de polipropileno abaixo da uretra (canal  que conduz a urina da bexiga ao meio externo). Essa faixa restituirá o suporte da uretra que foi perdido, aumentando a resistência uretral e reduzindo a perda urinária. A recuperação pós-operatória é excelente com pouca dor e sangramento, com período de internação hospitalar reduzida e com melhora da incontinência urinária em 70 a 90% das pacientes.

Existem diversas técnicas de Sling. Discuta com o seu uroginecologista a melhor forma de tratar a sua incontinência urinária de esforço.

 

Ninguém deve ter ou conviver com a incontinência urinária!!!

 

 

 

 

 

Autor

Dr Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Dr Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Ginecologista e Obstetra

Especialização em Titulo de Especialista em Ginecologia E Obstetrícia no(a) FEBRASGO.